Você sente que passa tempo demais sentado e quer mudar isso? Então este conteúdo é para você.
Hoje, 10 de março, é o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, uma data que nos lembra da importância de movimentar o corpo e deixar a preguiça de lado. Mas calma, ninguém está dizendo que você precisa virar atleta da noite para o dia. Pequenas mudanças no dia a dia já fazem uma grande diferença para a saúde e o bem-estar.
O que é sedentarismo e por que ele faz mal?
O sedentarismo acontece quando não praticamos atividades físicas regularmente, o que pode afetar o corpo de várias formas:
-
Dificuldade de controlar os níveis de açúcar no sangue
-
Aumento da pressão arterial
-
Maior acúmulo de gordura corporal
-
Risco elevado de obesidade, diabetes e hipertensão
Por isso, se você passa horas sentado no trabalho ou no sofá, chegou a hora de mudar. Veja seis passos fáceis para sair do sedentarismo e tornar sua rotina mais ativa.
1. Substituir o carro ou deixá-lo longe
Uma boa opção boa para sair do sedentarismo é substituir o carro por uma bicicleta ou ir a pé para o trabalho ou às compras, por exemplo. No entanto, se isso não for possível, pode-se estacionar o carro o mais longe possível do destino e fazer o resto do caminho a pé.
Para pessoas que utilizam transportes públicos, uma boa solução é descer 1 ou 2 pontos antes do ponto habitual e caminhar o resto do caminho.
2. Substituir o elevador pela escada
Sempre que possível, deve-se optar pelas escadas e evitar usar o elevador ou as escadas rolantes. Caso se pretenda ir para um andar muito elevado, pode fazer-se metade de elevador e outra metade de escadas, por exemplo.
Além disso, substituir o elevador pelas escadas ajuda a tonificar os músculos das pernas, melhorar o condicionamento físico e cardiovascular, aumentar a massa muscular e queimar calorias ajudando no emagrecimento.
3. Fazer atividades a pé
Outra forma de sair do sedentarismo é fazer as atividades do dia a dia a pé, como ir para o trabalho, padaria, supermercado ou visitar um familiar caminhando, por exemplo, mesmo que seja pequenas distâncias, pois estimula a pessoa a se movimentar e permite que o corpo acostume com a atividade física aos poucos.
Além disso, circular todas as seções do supermercado ou andar enquanto se fala no celular, também ajudam a aumentar o número de passos por dia e a combater o sedentarismo.
Para pessoas que trabalham o dia inteiro sentadas, pode-se fazer pausas ao longo do dia e uma pequena caminhada pelo escritório ou pela casa, andar na hora do almoço, deslocar-se para falar com colegas em vez de trocar um e-mail, fazer alongamentos no meio do dia ou quando se vai no banheiro, por exemplo.
4. Caminhar quando acordar
Uma outra boa estratégia para sair do sedentarismo é fazer uma caminhada assim que acordar, mesmo que seja uma pequena volta no quarteirão, pois fazer atividade assim que acorda, evita adiar o exercício e perder o entusiasmo ao longo do dia para fazer a atividade física.
Além disso, a atividade física de manhã, ajuda a ter mais disposição e energia durante o dia, melhora a capacidade de concentração, o humor, ajuda a emagrecer, além de estimular fazer escolhas mais saudáveis ao longo do dia, como uma alimentação mais balanceada e nutritiva. Confira outros benefícios da caminhada para a saúde.
5. Criar uma rotina
Criar uma rotina é uma das melhores formas de sair do sedentarismo, pois se reserva aquele tempo no dia para praticar alguma atividade física como caminhada ou até mesmo fazer uma limpeza na casa, passear com o cachorro, dançar ouvindo uma música que se gosta ou brincar com os filhos, por exemplo.
Para pessoas que não gostam de rotina, pode-se estabelecer um horário para fazer coisas diferentes a cada dia, desde que se tenha disciplina para cumprir o que foi estabelecido, pois quando se deixa de ter um horário fixo para as atividades, a possibilidade de desistir e ficar desestimulado é maior.
6. Estabelecer metas
Para sair do sedentarismo e a pessoa se sentir motivada, deve-se estabelecer metas que estimulem a continuar a se exercitar, como começar a caminhar 15 a 20 minutos por dia e ir aumentando os minutos aos poucos ou caminhar um quarteirão e ir aumentando a distância gradualmente.
O ideal para sair do sedentarismo é que essas metas sejam realistas e alcançáveis, sendo importante a pessoa praticar os exercícios físicos que gosta, que se adaptem ao estilo de vida, além de começar aos poucos para ajudar a manter o foco, não desistir e também evitar o aparecimento de lesões.
Uma outra alternativa para não desistir é utilizar aplicativos no celular ou relógios que permitem programar atividades, metas e emitem alerta de sedentarismo.
Referências:
https://www.tuasaude.com/sair-do-sedentarismo/#google_vignette